Amanhã (4) é o último dia para quem pretende tirar o primeiro título de eleitor ou alterar o cadastro já existente.
Se você precisa alterar endereço, incluir nome social, tirar o primeiro título, mudar de zona eleitoral e seção, entre outros serviços, você precisa entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral, todos os serviços podem ser feitos da sua casa.
Para facilitar o serviço você pode tirar foto dos documentos necessários antes de entrar no site. São eles:
- Documento oficial com foto(RG ou CNH) frente e verso;
- Comprovante de residência recente(pode ser conta de àgua, conta de luz, fatura do celular ou do cartão de crédito);
- Uma selfie do seu rosto com o documento que você vai enviar para provar que é você.
No Brasil, o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos, para você que tem 16, 17 ou mais de 70 anos o voto é facultativo. Mas lembre que o resultado do dia 2 de outubro também afetará a sua vida!
Caso você não consiga comparecer no seu domicílio eleitoral , o voto pode ser justificado, em outro local, pelo aplicativo e-Título que você pode baixar no seu celular, ou pelo site do TSE. Quem estiver fora do país no dia da votação poderá justificar até 60 dias após cada turno ou 30 dias a partir da data de retorno ao Brasil. Existe ainda a possibilidade de imprimir o Requerimento de justificativa e enviar via postal para as zonas eleitorais no exterior ou nas repartições diplomáticas ou consulares em cada país. Primeiro e Segundo turnos, se houver, devem ser justificados separadamente.
LEIA MAIS...
Autoridades estadunidenses acreditam que Putin pode oficialmente declarar guerra a Ucrânia
Johnny Depp X Amber Heard : Entenda o caso
Não regularizar sua situação eleitoral pode trazer algumas complicações para a sua vida, como por exemplo, fica impedido de participar de concursos públicos ou prova para cargo ou função pública, não poderá tomar posse de cargo público, não poderá renovar matrícula em instituição de ensino fiscalizada pelo governo ( universidades federais por exemplo), não poderá tirar passaporte ou carteira de identidade, não poderá fazer empréstimos em qualquer dos estabelecimentos mantidos pelo governo.