Após seis meses no espaço, grupo de 4 astronautas enviados pela SpaceX à International Space Station (ISS), retornou com sucesso para a Terra nesta terça-feira (6) às 01h43, pousando no Golfo do México, costa da Flórida.
O lançamento dos astronautas ao espaço foi feito no dia 10 de Novembro de 2021, chegando à estação no dia seguinte. A missão denominada Crew-3 teve 6 meses de duração. A SpaceX foi a que forneceu o foguete Falcon 9 que lançou a cápsula Crew Dragon Endurance até a estação espacial, na qual os astronautas ficaram por todo esse tempo. O lançamento foi feito no Centro Espacial Kennedy, da NASA.
O objetivo dessa missão era realizar diversos experimentos, como: cultivo de plantas sem uso de solo, crescimento de fibras em microgravidade, e demonstração de diversas tecnologias. A expedição foi bem produtiva, tanto que a cápsula retornou lotada de amostras das diversas pesquisas realizadas.
A missão foi realizada pelo astronauta veterano Tom Marshburn e três outros astronautas novatos: Raja Chari, Kayla Barron, e Matthias Maurer.
Em menos de uma hora, o Crew Dragon Endurance foi recuperado após pousar no mar com a ajuda de paraquedas. Só então a escotilha lateral foi aberta e os astronautas puderam sair.
Depois de meses no espaço, já não tinham firmeza em seu caminhar, ainda mais com os pesados trajes espaciais. Cerca de 175 dias em gravidade zero foram o suficiente para afetar notoriamente sua força física e equilíbrio.
SpaceX foi fundada por Elon Musk em 2002, mesmo dono da Tesla e recente comprador do Twitter. Ela é a empresa fornece os foguetes Falcon 9 e as cápsulas Crew Dragon que atualmente enviam diversos astronautas da NASA para o espaço. Crew-3 é sua terceira missão espacial sob o Programa de Tripulação Comercial da NASA.