Autoridades estadunidenses acreditam que Putin pode oficialmente declarar guerra a Ucrânia

No dia 9 de maio, o presidente russo pode declarar guerra contra a Ucrânia, pois ele vem tratando os acontecimentos dos últimos meses de operação especial, a medida que ele declare guerra, permitiria que a Rússia mobilizasse e todas a forças que estão em reserva, visto que os esforços na invasão contra a Ucrânia continuam a falhar.

                                     Vladimir Putin Foto: Reprodução/Twitter 

 O dia 9 de maio é importante para os russos, pois foi o dia em que as forças russas em 1945 comemoram a vitória contra os nazistas, conhecido como o “Dia da Vitória”, segundo autoridades ocidentais acreditam que Putin aproveitaria o simbolismo da data para anunciar uma conquista militar ou até mesmo uma grande escala de atividades hostis, ou até mesmo as duas coisas.


O presidente russo insiste em chamar os acontecimentos na Ucrânia de operação militar especial, ele não usa os termos guerra ou invasão. A partir do momento que ele fizer a declaração de guerra, perante a lei russa ele terá o direito de mobilizar todas as suas forças que estão em reserva, o que é necessário na atual situação do confronto, pois há uma grande falta de mão de obra nessa invasão.


 A inteligência americana vê várias opções para os russos usarem o dia 9 como propaganda de vitória. Podem usar declarando o domínio da cidade portuária de Mariupol, ou até instalar uma república popular no sudeste do país em Kherson.