Desde o dia 15 de abril que a (OMS) organização mundial da saúde fez uma alerta aos pais sobre casos confirmados porem desconhecido de Hepatite infantil aguda os primeiros 10 infectados pela nova doença aconteceu no reino unido em crianças menores de 10 anos, sem qualquer tipo de doenças pré-existentes, e foram avisados as entidades no começo de abril.
Até agora já foram cerca de 200 casos registrados em países europeus, nos Estados Unidos e na Ásia. Cientistas do mundo todo estão tentando descobrir a causa dessa doença misteriosa, mas afinal o que é hepatite infantil ?
Dor Abdominal
Diarreia
Vômito
Enjoo
Perda De Apetite
Na maioria dos casos evolui para icterícia – que e aquela cor Amarelada na pele e na parte branca dos olhos. Outros sinais de hepatite são a urina escura as fezes esbranquiçadas há alguns casos que a criança não vai apresentar icterícia, mas, em todos os casos é essa cor amarelada nos olhos que chamam a atenção dos pais. E é nessa hora que os responsáveis pela criança costumam a procurar o medico.
Em geral, diante de todos esses sintomas e depois de uma consulta detalhada do quadro e do histórico clínico da criança, o médico solicita alguns exames das enzimas hepáticas no sangue para confirmar o diagnóstico. Quando o fígado está inflamado, a quantidade dessas enzimas no sangue é maior do que o normal.
“A hepatite é nome dado a um processo inflamatório do fígado, que geralmente acontece em decorrência de quadros infecciosos”, afirma Alfredo Elias Gilio, que é infectologista pediátrico, coordenador da Clínica de Imunizações do Hospital Israelita Albert Einstein e professor doutor da Faculdade de Medicina da USP. As principais causas da hepatite são os vírus (A, B, C, D, E), porem, a doença também pode ser provocada pelo uso excessivo de alguns medicamentos para tratamento de alguma doença autoimune, uso de álcool e drogas.
A transmissão da hepatite A ocorre por contagio fecal-oral, e pela ingestão de alimento ou água contaminadas e em locais sem saneamento. Uma forma de contagio incomum é pelo sexo.
Leia mais....
A lista de obras para vestibular da Unicamp é divulgada
Idosa é resgatada de trabalho escravo no Rio de Janeiro
Um dos piores colapsos do mercado de Criptomoedas...
O professor Gilio ressalta que com a existência da vacina para hepatite A e B no calendário nacional de vacinação, o número de casos de hepatite viral em crianças e cada vez menor no Brasil.
Ainda não há resposta sobre a origem dos surtos mas segundo Gilio não há motivos para pânico dos pais. A orientação e procurar um médico caso a criança apresente alguns dos sintomas relacionados a doença.’’ não e preciso desespero ainda não temos conhecimento de nenhum casos no brasil’’, finalizou.