Entre a madrugada desta terça (10) e quarta-feira (11), aconteceu o que consideraram um dos colapsos mais significativos do mercado de Criptomoedas. Vários ativos já vinham caindo nos últimos tempos, uma baixa constante sem previsão de parada; e mesmo assim, ninguém poderia prever o que aconteceria com o conceituado criptoativo Terra (LUNA) e sua stablecoin TerraUSD (UST).
Neste curto período de tempo, uma queda de mais de 97% foi registrada no criptoativo, e sua stablecoin chegou aos 30 centavos de dólar, instalando medo e pânico entre investidores de criptomoedas.
Terra (LUNA) é um criptoativo criado pela empresa Terraform Labs, comandada pelo CEO Do Kwon. Ela era uma das maiores criptomoedas do mercado, estando sempre entre os criptoativos que mais se valorizavam, e opção de investimento de muitas pessoas. A empresa também detém a stablecoin TerraUSD (UST), que era pareada ao dólar, também muito utilizada pelos investidores.
O projeto da empresa parecia promissor, e isso era firmado pelo espaço de mercado que a empresa vinha ganhando, daí a confiança dos investidores de criptoativos. Em contrapartida a estes pontos, porém, a empresa perdeu bilhões de dólares em uma questão de horas assim que suas duas moedas entraram em colapso de repente e caíram em proporções gigantescas.
Terra (LUNA) chegou em seu auge em Abril desse mesmo ano, tendo o valor de $119,18 dólares por unidade. Nessa quarta-feira, porém, chegou a marca de $0,83. A stablecoin TerraUSD (UST), que deveria estar sempre pareada com o dólar (ou seja, raramente abaixo ou acima de $1,00 dólar), bateu $0,30 centavos. Esses números são desesperadores para os investidores que apostavam no projeto, a stablecoin da Terraform Labs era uma das mais confiáveis do mercado dentre diversas outras existentes, afinal de contas.
O que intriga analistas do mercado e grandes investidores é a velocidade em que esse colapso ocorreu. Para aumentar o escândalo, há especulações de que o ecossistema Terra tenha sofrido um ataque para reduzir os preços e quebrar o projeto propositalmente, e o cerne desse ataque seria justamente a stablecoin do ecossistema, UST. Grandes nomes no mundo dos investimentos foram citados em tais teorias como sendo responsáveis pelo ataque, mas não há declaração oficial que constate que tal afirmação seja verdade.
Basicamente, a teoria diz que o ataque teria sido uma massiva venda de milhões de dólares da stablecoin TerraUSD (UST). Tal venda teria feito o preço da moeda cair drasticamente, o que também afetou sua parente Terra (LUNA). Tal ataque não impactou somente o ecossistema Terra, como também criou uma bola de neve onde todo o mercado disparou em queda.
Toda essa situação incomodou até mesmo a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, que durante um Comitê Bancário do Senado enfatizou o "risco" que stablecoins algorítmicas representam. Essa preocupação no mainstream da economia pode significar futura regulamentação nas stablecoins, utilizando esse recente fato como exemplo de como tais moedas podem ser nocivas ao mercado sem que sejam acompanhadas de perto.
Dentre eles, há aqueles que estão perdendo seus bens por conta da quantidade de dinheiro perdida, como é o caso de um usuário que declarou: "Eu perdi mais de 450 mil dólares, eu não consigo pagar o banco. Vou perder minha casa em breve. Vou virar um sem-teto [...]"
"Eu perdi as economias da minha vida inteira. Comprei Luna à $85. Não sei o que vou fazer. Perdi cerca de $5.000. Isso pode parecer pouco para alguns, mas era tudo o que eu tinha. Alguém, por favor, me diz o que devo fazer agora?", outro usuário relatou.
Esse grande baque representa para o mundo das criptomoedas, e para o mercado de ativos no geral, um marco histórico e também um aviso. É seguro afirmar que isso ficará na memória dos investidores por um longo tempo, senão integralmente. Resta apenas aguardar para saber se Luna se recuperará ou se este é o fim das criptomoedas da Terraform Labs.