A Olimpíada Brasileira do Oceano (conhecida pela sigla O2) é um projeto educacional que promove a cultura oceânica, que vai desde sua influência no cotidiano até os impactos da vida humana ao oceano.
O projeto está aberta para sua segunda edição. (Foto: Reprodução/ MCTI) |
Só em 2021 (sua primeira edição), 145 instituições participaram; foram 670 inscrições e mais de 3000 pessoas participaram! E com sua segunda edição sendo realizada em 2022, o esperado é que haja maior engajamento entre o público.
O projeto tem três modalidades disponíveis:
Conhecimento
Projeto Socioambiental
Produção artística, cultural e/ou tecnologia
E nessas três modalidades, deverão se encaixar quatro temas:
Mulheres na ciência
Pesca e aquicultura artesanal
Mudança do clima
Bicentenário da Independência
Os 45 estudantes de escola pública que obtiverem as maiores notas na modalidade do Conhecimento, ganharão bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico!
Já nas modalidades restantes, os alunos com maior nota terão seus nomes publicados no site oficial da Década da Ciência Oceânica – Brasil.
Não há restrição de idade e nem de pessoas para participar, o que permite a participação de municípios, organizações públicas e privadas já que a O2 é realizada em escolas e espaços não formais de ensino (museus, aquários, ONGs, etc).