Nesta quinta-feira(14) a liderança Executiva Nacional do partido União Brasil aprovou a pré-candidatura de Luciano Bivar para a presidência da República.
Luciano Bivar é o candidato indicado pelo União Brasil para disputar a presidência da República.(Foto:Reprodução/Facebook)
A candidatura oficial ainda terá que ser aprovada pelos partidos que se coligaram ao união Brasil, MDB, PSDB e CIDADANIA.
Os partidos decidiram na semana passada se reunir para ter mais força nessas eleições, e dar suporte a um único candidato da chamada 'terceira via', que possa disputar contra Lula e Bolsonaro. Esses dois candidatos tem tido mais destaques nas pesquisas eleitorais.
O intuito dessa aliança é trazer uma opção que é chamada de 'centro-democrática' na política polarizada entre direita e esquerda que o Brasil tem apresentado nos dias atuais.
O ex-governador João Dória é o candidato pelo PSDB e a senadora Simone Tebet é a opção que será apresentada pelo MDB. A decisão final ppoderá ser divulgada dia 18 de maio.
O instituto Sensus divulgou uma pesquisa ontem em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece em primeiro lugar nas intenções de voto, Bolsonaro aparece em segundo, Ciro Gomes em terceiro, seguido por João Dória em quarto, e a outra pré-candidata da terceira via, senadora Simone Tebet, aparece somente em sétimo lugar. A pesquisa foi publicada pela revista IstoÉ.
O nome do ex-ministro da justiça Sérgio Moro não aparece nesta pesquisa. Ele, que havia mudado de legenda no final do mês passado, buscando apoio à sua pré-candidatura à presidencia, não obteve êxito. De acordo com ACM Neto, secretário-geral do União Brasil, o partido vai apoiar apenas uma disputa como deputado federal ou estadual do ex-juíz.
Luciano Bivar, que é pernambucano nascido em Recife e tem 77 anos, iniciou sua vida política em 1990, passou pelo PL, PSL, foi para o PTB depois voltou para o PSL. O empresário do ramo de seguradoras, chegou a ser presidente do Sport Clube Recife por seis mandatos, é escritor de livros sobre política e hoje é o presidente nacional do União Brasil. Bivar era o presidente do PSL, partido que Bolsonaro se filiou nas eleições de 2018. No ano de 2021 o PSL e o DEM se fundiram para formar o União Brasil.
Leia mais...
As convenções dos partidos e das coligações devem acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto, quendo é apresentada a candidatura final para os cargos. Os partidos e federações também terão até o dia 12 de setembro para substituírem seus candidatos, a não ser em caso de falecimento do candidato, nesse caso não há data limite para a substituição.