O que é a recente chuva de meteoros Eta Aquáridas?

 Desde o dia 15 de Abril, está visível nos céus do planeta a chuva de meteoros Eta Aquáridas. O pico de visibilidade desse fenômeno ocorreu recentemente, entre quarta (4) e sexta-feira (6). Mais de 300 meteoros foram registrados por diversos observatórios e muito mais ainda está por vir!


Mosaico com 99 capturas do fenômeno (Reprodução/Instagram)


A chuva de meteoros Eta Aquáridas vem colorindo os céus desde Abril e maravilhando diversos observadores pelo mundo inteiro. Este é um fenômeno facilmente contemplável a olho nu, chamando atenção tanto de fanáticos pelo cosmos quanto observadores casuais. A abundância de meteoros que têm sido vistos recentemente é o que mais impressiona, além do fato de ser um dos primeiros grandes fenômenos desse tipo ocorrendo em 2022. 


Uma ótima notícia para os brasileiros é que a visibilidade desse fenômeno é privilegiada no hemisfério sul do planeta. Diversos observatórios sulistas estão registrando esse evento, como é o caso do Observatório Espacial Heller & Jung, no Rio Grande do Sul, que chegou a captar uma média de 109 meteoros.


Carlos Fernando Jung, coordenador do observatório, dá detalhes de como foram feitos os últimos registros: "Foram utilizadas 21 câmeras no observatório. A média de meteoros registrados por câmera do dia 19 até esta madrugada do dia 6 foi de 109 meteoros. Esta é a segunda maior chuva anual. A maior ocorrência de meteoros foi a partir das 3 horas até as 5h30."



Chuva de meteoros (Reprodução/Observatório Espacial Heller & Jung)


A chuva de meteoros Eta Aquáridas está relacionada ao Cometa Halley, que deixa rastros de detritos enquanto viaja pelo Sistema Solar. Esses detritos são atraídos pela força gravitacional de outros planetas, o que os ajuda a se deslocar ao longo do tempo. Em determinado momento, alguns desses detritos podem acabar entrando na atmosfera da Terra, onde queimam pelo atrito com o ar conforme caem em alta velocidade, adquirindo uma aparência de estrela cadente


Para visualizar esse fenômeno, não é necessário nenhum instrumento específico. Basta mover-se para um local escuro, especialmente aqueles consideravelmente distantes da poluição luminosa das cidades, e então se posicionar para Leste. Depois disso, é só aguardar o espetáculo



Chuva de meteoros (Reprodução/Jeff Berkes/NASA)


Caso não haja a oportunidade de ver a chuva de meteoros pessoalmente, ainda há a possibilidade de ver os diversos registros de fotos e vídeos na internet, ou acompanhar as várias lives feitas por outros observadores.

Leia mais:

Após 6 meses de missão, 4 astronautas retornam a Terra

Real vai do drama espanhol para final em Paris

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira do Oceano!

A chuva de meteoros Eta Aquáridas está prevista para durar até o dia 27 de Maio, aproximadamente.