Até quando teremos racismo no futebol?

No jogo de ontem 14 de maio no Beira Rio, Rio Grande do Sul, o Internacional recebeu o Corinthians pela sexta rodada do campeonato brasileiro, em um jogo disputado desde o inicio.


                                        Lance entre Edenilson e Rafael Ramos Foto: Reprodução/ Twitter 

O jogo terminou em empate e o Corinthians segue líder, mas tudo que acontece durante o jogo ficou em segundo plano, pois no segundo tempo de jogo, o lateral direito do Corinthians, o português Rafael Ramos de 27 anos cometeu uma injuria racial contra o volante Edenilson.

                                                       Edenilson Foto: Reprodução/Twitter 

A confusão começou após uma disputa de bola entre os dois jogadores, nos 30 minutos do segundo tempo, os jogadores se desentenderam dentro de campo, após uma disputa de bola que aconteceu na pelo lado direito do ataque colorado, após essa jogada, o volante colorado seguiu até o arbitro da partida e relatou o ocorrido.



O volante corinthiano nega as acusações do volante, e disse ter falado "fod*-se, c*ralh*", e que o volante Edenilson teria entendido errado sua frase. O arbitro da partida relatou todo o ocorrido na sumula da partida, o arbitro Braulio da Silva Machado relatou no documento o seguinte : "Edenilson diz ter ouvido a frase -"Fod*-se, Macaco." e o lateral do Corinthians diz ter falado "Fod*-se, c*aralh*".
                                                      Rafael Ramos.   (Foto: Reprodução/Twitter)


 Após o jogo o lateral Rafael Ramos foi preso em flagrante assim que o jogo terminou e foi levado para o posto policial do estádio Beira-Rio, ele foi autuado pelo crime de injuria racial. Já Edenilson só foi prestar depoimento,1 hora depois que o jogo acabou, ele se pronunciou nas redes sociais, e disse que procurou o lateral corinthiano para ouvir um pedido de desculpa, mas o lateral não o fez. O Corinthians pagou a fiança, que foi estipulada no valor de 10 mil reais, e o jogador seguiu para Argentina com o grupo que enfrentará o Boca Juniors na terça-feira. O lateral responderá o inquérito em liberdade.



O internacional se pronunciou sobre o caso e diz que acredita em seu atleta:
"Mais uma vez, um lamentável caso de racismo é registrado no futebol nacional. Desta vez, em nossa casa, contra um jogador do Internacional. Na partida deste sábado (14/05), pelo Campeonato Brasileiro, Edenilson relata ter sofrido injúria racial por parte de Rafael Ramos, atleta do Corinthians. É inadmissível que ainda ocorram fatos desse tipo em 2022, não há espaço para o racismo em nossa sociedade. O Clube do Povo reitera que repudia todo e qualquer ato de preconceito e apoia o seu atleta".


O Corinthians também se pronunciou sobre o ocorrido:
"O Corinthians reafirma que, coerente com seus 111 anos de história, repudia e não compactua com o racismo. O atleta Rafael Ramos foi ouvido pelo clube e deu versão diferente do incidente no Beira-Rio, durante a partida contra o Internacional pelo Brasileirão 2022. Logo depois, seguro de que não proferiu injúria racial, fez questão de se explicar a Edenilson, no vestiário do Internacional. 

Em decorrência da denúncia feita pelo atleta colorado, a lei obriga que se trate o caso como flagrante, seguido de detenção. O pagamento de fiança não implica admissão de culpa, permitindo ao atleta que se defenda em liberdade no inquérito. Clube e atleta continuarão a colaborar com as autoridades, certos de que tudo será esclarecido o mais rapidamente possível."