USP desenvolve vacina terapêutica contra vírus que causa câncer de colo de útero



Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP estão desenvolvendo uma vacina contra o papilomavírus humano (HPV), o principal agente causador do câncer de colo de útero.





Foto:(Reprodução/iStok)
 


A vacina terapêutica, atualmente testada em camundongos causou a regressão dos tumores em todos os animais que estavam sendo testados no estudo feito pela USP.

Publicado na revista International Journal of Biological Sciences, a pesquisa mostra que a quimioterapia, baseada em cisplatina obteve resultados específicos, capazes de eliminar tumores em um estágio avançado, não causando danos aos órgãos dos animais. 

A pesquisa está sendo conduzida por dois laboratórios do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) de Imunologia de tumores, coordenada pelo professor José Alexandre Marzagão Bruto, sob o comando do professor Luís Carlos de Souza Ferreira e com a ajuda da Divisão de Ginecologia do Hospital das Clínicas (HC) da USP com o auxílio dos professores Edmund Chada Baracat, José Maria Soares Júnior e da médica ginecologista Maricy Tacla.

Após o sucesso nos testes das vacinas em animais, os pesquisadores deram início a prova de conceito, fazendo testes em pacientes diagnosticados com um alto grau da doença, estágio superior ao câncer de colo de útero, no Hospital das Clínicas da USP (HC-UPS).

O estudo foi feito ao longo dos últimos dois anos, a tecnologia pode ser aplicada no combate de outras doenças crônicas e infecciosas como câncer de mama, câncer de próstata, covid-19, zika, hepatite, tuberculose e HIV. O imunizante poderá tratar tumores em estágios iniciais, com a aplicação em duas doses. “Quando um câncer evolui, criam-se mecanismos de evasão que superam muitas vezes a capacidade do sistema imune de eliminá-lo. Neste caso, a associação da vacina com outras terapias pode trazer bons resultados.” afirma Bruna Porchia, primeira autora do estudo, pós-doutoranda no ICB.