Finlândia demonstra interesse para se aliar a Otan

Ainda essa semana é esperado que a Finlândia anuncie seu interesse de entrar para OTAN, pois o comitê de Relações Exteriores finlandês, já redigiu uma resposta ao relatório de segurança do governo finlandês , que incluí o interesse de entrar para aliança. O parlamento finlandês irá realizar um debate extraordinário para falar sobre a aprovação das recomendações do relatório de segurança.

                                                           Foto: Reprodução/Twitter

 É muito provável que a OTAN chame a Finlândia para falar sobre a adesão a aliança. Esse convite iria acontecer mais cedo ou mais tarde, pois a Finlândia acata muitos critérios de adesão ao bloco. Ao menos 60% dos finlandeses apoiam a entrada do país no bloco. 

Se a entrada finlandesa acontecer, o mapa de segurança europeu será redesenhado de uma forma que poderá ter consequências grandiosas para a Rússia. O presidente Russo, já deixou claro que acredita que a OTAN já se aproximou demais das fronteiras russas, e que deveriam ser despejadas de suas fronteiras desde a década de 90, antes que alguns países se juntassem à aliança.

                                                           Logo da Otan (Foto: Reprodução/Twitter)

 Atualmente a Rússia faz fronteira com cinco países que estão na aliança que é cerca de 1215 quilômetros de fronteira terrestre, a entrada da Finlândia na OTAN, agrega à aliança 1280 quilômetros a mais de fronteira militar alinhada com os Estados Unidos.

                                                           Foto: Reprodução/Twitter

 A entrada da Finlândia ao bloco é uma afronta à Rússia, pois o domínio da Otan se estenderia da Europa até o Ártico, uma área cheia de recursos naturais e local estratégico de reivindicações territoriais de interesse da Rússia-Finlândia-EUA.