Revelado Documento que confirma intenção da China de construir base militar nas Ilhas Salomão

 A intenção da China de estabelecer uma base militar nas Ilhas Salomão, a cerca de dois mil quilômetros da costa da Austrália é confirmado através de um documento secreto.

Documento secreto vazado confirma intenção da china. (Foto: Reprodução/ Epoch Times)


Foi revelado a intenção da China de estabelecer uma base militar nas Ilhas Salomão, a cerca de dois mil quilômetros da costa da Austrália foi confirmado em um documento secreto vazado.


O projeto, que é constantemente negado por Beijing, aumenta a preocupação de Camberra com o avanço do crescente poder militar chinês e a possível ameaça que isso representa à segurança australiana. As informações são do jornal britânico Daily Mail. 


Na carta de intenções, uma empresa chinesa de engenharia “demonstra nossa intenção de estudar a oportunidade de desenvolver projetos navais e de infraestrutura em terrenos arrendados para a Marinha do Exército de Libertação Popular, para a Província de Isobel, com direitos exclusivos por 75 anos”. 


A confirmação acontece pouco mais de uma semana depois de o premiê salomonense Manasseh Sogavare confirmar um acordo de segurança com a China. 


A nação insular fica localizada em território estratégico, com uma população de cerca de 700 mil pessoas, bem no centro de um cabo de guerra geopolítico.


Leia mais...

10 anos longe dos eventos da Academia

Ataque a estação de trem deixa dezenas de mortos no 44° dia da guerra

Alckmin é oficializado como vice de Lula hoje


Desde 2019, quando mudou o reconhecimento diplomático de Taiwan para a China que o país tem se aproximado de Beijing, sublinhando a crescente influência chinesa em uma região que era tradicionalmente dominada por EUA e Austrália.