Renovação do Judo Brasileiro

No último fim de semana, na Turquia, o Judô brasileiro participou do Grand Slam da Turquia. Foi uma seleção com nomes renomados do nosso judô como Mayra Aguiar, e novos nomes como como Jessica Lima e Willian Lima.

                                                              Foto: reprodução/ Facebook CBJ

Nessa competição os medalhistas olímpicos brasileiros não conseguiram medalha, Mayra que estava sem lutar desde que foi medalha de bronze nas olimpíadas de Tóquio ficou em sétimo lugar, já Rafaela Silva perdeu no Golden score para atual campeã mundial e ficou sem pódio.  

  

O Willian Lima de 22 anos na categoria até 66kg também lutou com atletas renomados e ficou com a prata, já Jéssica Lima de 24 anos, teve uma vitória expressiva sobre Telma Monteiro, que é medalhista olímpica, e Rafael Macedo de 24 anos, foi bronze na categoria até 90kg vencendo o campeão mundial de 2019. 


Com esses resultados, o Brasil ficou em terceiro lugar no geral dessa competição, mostrando que a nova geração vem forte para as próximas competições. 


Mesmo esse Grand Slam não contando com a participação de atletas japoneses nem com os atletas russos que estavam liberados para competir, foi um campeonato cheio de atletas medalhistas olímpicos e mundiais, deixando assim a competição em alto nível. 


Daniel Cargnin mudou de categoria saiu da que foi medalhista olímpico 66kg, subiu para categoria 73kg, e teve duas boas lutas, mas também ficou sem pódio, da premiada seleção. apenas Maria Portela conseguiu uma medalha na Turquia, um bronze na categoria até. 


Já a renovada seleção que se prepara para o ciclo olímpico de Paris 2024, foi bem na Turquia, e deixa o premiado judô brasileiro cheio de esperança com o futuro, Guilherme Schimidt foi ouro na categoria até 81kg, o atleta teve consistência em todas as lutas, teve domínio nas lutas, é quando enfrentou o número 1 do mundo Mathias Cassé, buscou o empate até conseguir imobilizar e vencer a luta é conseguir o ouro.